Como restaurar móveis antigos?

Restaurar móveis antigos é um processo que deve ser feito por profissionais. Isso porque uma mesa Dom João V, um cadeiral Dona Maria e outras antiguidades são peças raras e precisam ser tratadas com muito zelo. Hoje, aqui no blog do Casarão Artes e Antiguidades, vamos falar sobre como restaurar móveis antigos passo a passo.

Antes de iniciar, é necessário analisar bem o móvel usado que será restaurado. Depois disso, é preciso iniciar a limpeza. Cada móvel antigo tem suas particularidades.  Você pode usar lustra móvel que seja à base de óleo, mas deve prestar atenção na madeira. Uma mistura de água morna e detergente também pode ser uma boa pedida, desde que a madeira aceite esse tipo de material.

Depois de tudo limpo, você deve observar se há algum defeitinho no móvel antigo. Se sim, é hora de utilizar a técnica da reamalgamação, que pode ser feita a partir de goma laca com álcool desnaturado. A mistura correta é: três partes de álcool e uma parte de goma laca. Use um pincel para aplicá-la na peça antiga.

Após esse processo, você deve esperar um tempo até que o objeto antigo fique brilhante. Mas, lembre-se: antes de restaurar móveis antigos, estude bem a peça, verifique a madeira e converse com um especialista, de preferência um antiquário.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Veja também: Presentes de natal – dicas de um antiquário!

Compartilhe:
Categorias: Casarão Artes e Antiguidades Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>